História do PVC

História do PVC

História do PVC

O cloreto de Polivinil é entre os plásticos um dos mais consumidos do planeta e é conhecido pela sigla PVC. Teve sua descoberta em 1835, mas só obteve sua produção com valor comercial a partir de 1927. Tornou-se popular devido as suas boas características físicas, possuindo preço acessível e fácil processo de obtenção. O PVC é considerado um polímero polivalente, pois apresenta formas desde muito rígido até bastante flexíveis. Com a adição de pigmentos coloridos ao PVC, os produtos produzidos podem as mais diversas cores ou ainda podem ser transparentes ou opacos. É o mais versátil entre os plásticos devido a sua adequação aos mais variados processos de moldagem podendo ser injetado, extrudado, calandrado, espalmado entre outros.

História do crachá

A palavra crachá vem do francês crachat, ao pé da letra: cusparada(saliva), e, por extensão de sentido: condecoração. Originalmente, em português, tinha o sentido de hábito, divisa, insígnia ou venera de qualquer ordem militar, que se trazia pregada ou bordada sobre a veste. Num documento de 1796 tinha o nome de chapa ou sobreposto bordado, de uso exclusivo dos gran-cruzes  e comendadores. Atualmente diz-se de um cartão, com dados pessoais, que um empregado de uma empresa ou o funcionário de uma repartição usa no peito para identificação.

História do cartão de visita

Os primeiros cartões de visita, com a função de apresentar uma pessoa, tiveram origem na França, no reinado de Louis XIV, e eram sinônimos de status.

Na primeira metade do século XVII, surgiram na Inglaterra os “tradecards” ou cartões comerciais e tiveram grande aceitação principalmente na Grã-Bretanha.  Esses impressos eram utilizados como peças de publicidade e mapas para facilitar a ida do consumidor até um estabelecimento comercial.

A popularidade desse pequeno pedaço de papel aumentou rapidamente e tornou-se um meio eficaz de divulgação, já que jornais e revistas da época eram pouco desenvolvidos para este fim. As impressões eram realizadas através do método da xilografia e letterpress, avançados para um período onde as impressões eram feitas através de “monotones”. Com o aumento da demanda, a litografia foi a solução encontrada e, além de aumentar a produtividade, possibilitou a impressão de cartões comerciais coloridos.

Já no século XIX, a corte Francesa adotou os cartões de visita como regra de etiqueta e difundiu essa postura no restante da Europa e EUA, porém agora ornamentados com brasões. Estes se tornaram itens indispensáveis para os cavalheiros e damas da classe média.

Espero que tenha gostado do artigo, fizemos com um carinho especial para você.
Se você procura por cartão pvc, crachás pvc, carteirinhas pvc, tags de bagagem em pvc e placas para patrimônio de PVC você encontra aqui, entre em contato conosco :)